Pular para o conteúdo principal

SOBRE ... LUGARES CULTURAIS PARA CONHECER EM NATAL-RN (PARTE I)

 

ESPAÇO RUY PEREIRA ANTES DA REVITALIZAÇÃO

ESPAÇO RUY PEREIRA DEPOIS DA REVITALIZAÇÃO
*Fotografia retirada do site <https://imagenseviagens.com.br/tag/mural-urbano/>

FOTOS NO BECO DA LAMA - NATAL-RN
*Créditos: Fotografia Layanna Pinheiro

MURAIS DO BECO DA LAMA - NATAL-RN
*Créditos: Fotografia Layanna Pinheiro

Oi pessoas,

Como vocês estão?

Por aqui tudo bem, somente a correria diária, com afazeres e compromissos, além de muito trabalho de pesquisa, levantando conteúdo para vocês, sempre o melhor possível. Então, bora lá, sem delongas.

Alguns dias atrás postei no perfil do Instagram do Sendo Breve, mais uma das minhas enquetes, lá nos stories para saber de vocês o que seria interessante trazer temáticas de interesse de vocês, o que vocês gostariam de ler por aqui, pois bem amades, vamos aos temas sugeridos: 

  • Literatura Potiguar
  • Dicas de lugares em Natal
  • Dicas de Filmes
  • Lugares legais em Natal
Grata pelas sugestões, vou escrever sobre todos, pode deixar. E sobre lugares legais, então ... é meio difícil falar, porque generaliza muito sabe? O que é legal no meu entendimento, pode não ser para vocês, né? Mas, não tem problema, então no momento irei priorizar alguns lugares aqui na terrinha Natal-RN que costumo ir e que curto muito, pelos eventos, etc.

Escolhi dois lugares bem especiais para mim, e que me trazem memórias afetivas, imediatamente quando lembro de espaços de eventos e cultura na cidade. 

1 - O primeiro é o Largo Ruy Pereira, muito famoso por sinal, conhecido também pelo Bar do Zé Reeira, fica na Cidade Alta (Av. Rio Branco), o famoso Centro da cidade, centro do comércio potiguar, em meio ao barulho do trânsito sempre intenso, aos alto-falantes das lojas, temos um espaço cultural, conservado pela Boemia potiguar, ponto de encontro de saudosistas e entusiastas da música, das artes, da literatura, das tradições locais. O espaço cultural Ruy Pereira fica ao lado do antigo e conservado prédio do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), que já não está mais instalado no Prédio e mudou para o bairro das Rocas.

Preciso falar desse prédio meu povo, porque tive a honra de estudar nele, enquanto serviu de instalação para o IFRN, fiz o curso técnico na área de Gestão de Eventos por lá, foram 2 anos para curtir tudo que tinha de melhor dos eventos culturais que aconteciam na Cidade Alta, e alguns que produzimos também. O prédio é histórico e tombado, é do início do século XX, foi tombado como patrimônio histórico e cultural do estado, em Janeiro de 1999. A arquitetura do prédio conserva o estilo clássico da década de sua construção, mas passou por algumas reformas e mudanças durante a revitalização. O prédio abrigou várias instituições, já foi Escola de Aprendizes, Liceu e Escola Industrial de Natal, depois que sua licença foi concedida a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), por muitos anos abrigou a sede da TVU (TV Universitária), a AFURN (Associação de Funcionários da Universidade Federal do RN), a COMPERVE, ETFERN, CEFET-RN, enfim, se quiserem se aprofundar na história, deixarei o link nas referências.
   
O interessante é que vi o Espaço Ruy Pereira crescer como espaço cultural, nasceu bem do meu lado (risos), era só mais um corredor, um "beco" de passagem, uma rua. Hoje, o espaço Cultural é um trecho da Rua Professor Zuza, fica entre as avenidas Rio Branco e Princesa Isabel, fechado apenas para manter o espaço e o comércio local. A obra de revitalização contou com patrocínio e apoio da Prefeitura do Natal, IFRN, CAERN, COSERN, enfim. O espaço além de abrigar ARTE URBANA, pois do início ao fim das paredes a gente se depara com muitos murais coloridos, belíssimos, todos pintados por artistas visuais da cidade, enaltecendo a cultura potiguar, é um cenário incrível para fotografias e por isso também, recomendo a qualquer pessoa que vá ao Espaço Cultural Ruy Pereira, dê uma passadinha no meu amigo Zé Reeira, ele é uma figura, dono do Bar, gente boa demais, além da famosa batata frita do Zé e um litrão de cerveja, não tem melhor rolê. Mais minha gente, melhor mesmo é ir ao Ruy Pereira quando tem show e evento por lá, sigam o perfil no Instagram do ZÉ REEIRA (@bardozereeira) que vocês conferem a programação toda dos eventos por lá.

2 - O segundo, é o nosso BECO DA LAMA. Lay, porque é BECO DA LAMA? Beco da Lama era conhecida como Rua do meio, fica entre a Avenida Rio Branco e a Rua Gonçalves Lêdo. A rua conecta o centro da cidade à Camelôs, lojas, comércios, etc. O BECO DA LAMA fica entre os prédios históricos da cidade, bem próximo à arquitetura do Prédio da Prefeitura de Natal, é uma rua cultural, celeiro e ponto de encontro de intelectuais, boêmios, produtores culturais. Ponto de encontro de todas as tribos, tem programação para todos os gostos, estilos, é muito diverso, sempre tem na quinta-feira um samba, uma roda de samba muito famosa que normalmente lota o lugar que já é apertadinho, mas que fica ainda melhor. Assim como o Espaço Ruy Pereira, o Beco foi revitalizado, também está repleto de murais, ARTE URBANA com pinturas dos nossos artistas visuais, e é excelente para fotografar, inclusive estive lá para filmar um curta experimental em 2019, antes da pandemia nos pegar, e fiz algumas imagens em vídeo e fotografias, vou deixar algumas aqui para vocês, vou deixar o link também do curta experimental que fizemos como exercício de uma oficina de Audiovisual, mas melhor mesmo é estar lá AO VIVO.

AH! Curiosidade: O Beco da Lama ficou ainda mais famoso depois que virou cenário de clipe da banda local Luísa e Os Alquimistas, aí já viu né? Já é um atrativo e um ponto turístico cultural em Natal. A banda gravou cenas do clipe "Olhos de Tocha" no Beco da Lama. E temos também o famoso BAR DA MELADINHA (@bar_da_meladinha), é parada obrigatória meu povo, tem que provar o "carro chefe" do bar, que é a MELADINHA, nada mais é que uma bebida que mistura mel de engenho (rapadura) com cachaça, feita com um pedaço de viga para misturar, ei, mas a mistura é boa viu? Posso falar por experiência, só prove a MELADINHA e me diga depois. E ainda fica sob os cuidados e simpatia de Neide, dona do bar, hospitalidade é com ela mesmo. O BECO DA LAMA tem uma programação diversa, tem música eletrônica, tem forró, tem brega, tem funk, tem música potiguar garantida com DJs, performers e bandas convidadas, artistas locais. 

Enfim minha gente, esses dois "lugares legais" que citei são incríveis justamente porque trazer a essência de Natal, do nosso lugar, da nossa cultura raiz. 

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, CENAS GRAVADAS NO BECO DA LAMA - NATAL-RN:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, CURTA EXPERIMENTAL CRIADO PELOS ALUNOS DA OFICINA DE SOM DIRETO COM O PROFESSOR ALEXANDRE SANTOS:

E aí? Gostaram das primeiras dicas?

Até o próximo post!

😉 Lay Pinheiro.
👉 INSTAGRAM: @sendobreve_blog 😍

COMENTA, CURTE E COMPARTILHA PELAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DO NOSSO PERFIL, MARCA LÁ NO INSTAGRAM! 


----/----

👉 REFERÊNCIAS:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl