ESPAÇO RUY PEREIRA ANTES DA REVITALIZAÇÃO
ESPAÇO RUY PEREIRA DEPOIS DA REVITALIZAÇÃO
*Fotografia retirada do site <https://imagenseviagens.com.br/tag/mural-urbano/>
FOTOS NO BECO DA LAMA - NATAL-RN
*Créditos: Fotografia Layanna Pinheiro
*Créditos: Fotografia Layanna Pinheiro
Oi pessoas,
Como vocês estão?
Por aqui tudo bem, somente a correria diária, com afazeres e compromissos, além de muito trabalho de pesquisa, levantando conteúdo para vocês, sempre o melhor possível. Então, bora lá, sem delongas.
Alguns dias atrás postei no perfil do Instagram do Sendo Breve, mais uma das minhas enquetes, lá nos stories para saber de vocês o que seria interessante trazer temáticas de interesse de vocês, o que vocês gostariam de ler por aqui, pois bem amades, vamos aos temas sugeridos:
- Literatura Potiguar
- Dicas de lugares em Natal
- Dicas de Filmes
- Lugares legais em Natal
Grata pelas sugestões, vou escrever sobre todos, pode deixar. E sobre lugares legais, então ... é meio difícil falar, porque generaliza muito sabe? O que é legal no meu entendimento, pode não ser para vocês, né? Mas, não tem problema, então no momento irei priorizar alguns lugares aqui na terrinha Natal-RN que costumo ir e que curto muito, pelos eventos, etc.
Escolhi dois lugares bem especiais para mim, e que me trazem memórias afetivas, imediatamente quando lembro de espaços de eventos e cultura na cidade.
1 - O primeiro é o Largo Ruy Pereira, muito famoso por sinal, conhecido também pelo Bar do Zé Reeira, fica na Cidade Alta (Av. Rio Branco), o famoso Centro da cidade, centro do comércio potiguar, em meio ao barulho do trânsito sempre intenso, aos alto-falantes das lojas, temos um espaço cultural, conservado pela Boemia potiguar, ponto de encontro de saudosistas e entusiastas da música, das artes, da literatura, das tradições locais. O espaço cultural Ruy Pereira fica ao lado do antigo e conservado prédio do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), que já não está mais instalado no Prédio e mudou para o bairro das Rocas.
Preciso falar desse prédio meu povo, porque tive a honra de estudar nele, enquanto serviu de instalação para o IFRN, fiz o curso técnico na área de Gestão de Eventos por lá, foram 2 anos para curtir tudo que tinha de melhor dos eventos culturais que aconteciam na Cidade Alta, e alguns que produzimos também. O prédio é histórico e tombado, é do início do século XX, foi tombado como patrimônio histórico e cultural do estado, em Janeiro de 1999. A arquitetura do prédio conserva o estilo clássico da década de sua construção, mas passou por algumas reformas e mudanças durante a revitalização. O prédio abrigou várias instituições, já foi Escola de Aprendizes, Liceu e Escola Industrial de Natal, depois que sua licença foi concedida a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), por muitos anos abrigou a sede da TVU (TV Universitária), a AFURN (Associação de Funcionários da Universidade Federal do RN), a COMPERVE, ETFERN, CEFET-RN, enfim, se quiserem se aprofundar na história, deixarei o link nas referências.
O interessante é que vi o Espaço Ruy Pereira crescer como espaço cultural, nasceu bem do meu lado (risos), era só mais um corredor, um "beco" de passagem, uma rua. Hoje, o espaço Cultural é um trecho da Rua Professor Zuza, fica entre as avenidas Rio Branco e Princesa Isabel, fechado apenas para manter o espaço e o comércio local. A obra de revitalização contou com patrocínio e apoio da Prefeitura do Natal, IFRN, CAERN, COSERN, enfim. O espaço além de abrigar ARTE URBANA, pois do início ao fim das paredes a gente se depara com muitos murais coloridos, belíssimos, todos pintados por artistas visuais da cidade, enaltecendo a cultura potiguar, é um cenário incrível para fotografias e por isso também, recomendo a qualquer pessoa que vá ao Espaço Cultural Ruy Pereira, dê uma passadinha no meu amigo Zé Reeira, ele é uma figura, dono do Bar, gente boa demais, além da famosa batata frita do Zé e um litrão de cerveja, não tem melhor rolê. Mais minha gente, melhor mesmo é ir ao Ruy Pereira quando tem show e evento por lá, sigam o perfil no Instagram do ZÉ REEIRA (@bardozereeira) que vocês conferem a programação toda dos eventos por lá.
2 - O segundo, é o nosso BECO DA LAMA. Lay, porque é BECO DA LAMA? Beco da Lama era conhecida como Rua do meio, fica entre a Avenida Rio Branco e a Rua Gonçalves Lêdo. A rua conecta o centro da cidade à Camelôs, lojas, comércios, etc. O BECO DA LAMA fica entre os prédios históricos da cidade, bem próximo à arquitetura do Prédio da Prefeitura de Natal, é uma rua cultural, celeiro e ponto de encontro de intelectuais, boêmios, produtores culturais. Ponto de encontro de todas as tribos, tem programação para todos os gostos, estilos, é muito diverso, sempre tem na quinta-feira um samba, uma roda de samba muito famosa que normalmente lota o lugar que já é apertadinho, mas que fica ainda melhor. Assim como o Espaço Ruy Pereira, o Beco foi revitalizado, também está repleto de murais, ARTE URBANA com pinturas dos nossos artistas visuais, e é excelente para fotografar, inclusive estive lá para filmar um curta experimental em 2019, antes da pandemia nos pegar, e fiz algumas imagens em vídeo e fotografias, vou deixar algumas aqui para vocês, vou deixar o link também do curta experimental que fizemos como exercício de uma oficina de Audiovisual, mas melhor mesmo é estar lá AO VIVO.
AH! Curiosidade: O Beco da Lama ficou ainda mais famoso depois que virou cenário de clipe da banda local Luísa e Os Alquimistas, aí já viu né? Já é um atrativo e um ponto turístico cultural em Natal. A banda gravou cenas do clipe "Olhos de Tocha" no Beco da Lama. E temos também o famoso BAR DA MELADINHA (@bar_da_meladinha), é parada obrigatória meu povo, tem que provar o "carro chefe" do bar, que é a MELADINHA, nada mais é que uma bebida que mistura mel de engenho (rapadura) com cachaça, feita com um pedaço de viga para misturar, ei, mas a mistura é boa viu? Posso falar por experiência, só prove a MELADINHA e me diga depois. E ainda fica sob os cuidados e simpatia de Neide, dona do bar, hospitalidade é com ela mesmo. O BECO DA LAMA tem uma programação diversa, tem música eletrônica, tem forró, tem brega, tem funk, tem música potiguar garantida com DJs, performers e bandas convidadas, artistas locais.
Enfim minha gente, esses dois "lugares legais" que citei são incríveis justamente porque trazer a essência de Natal, do nosso lugar, da nossa cultura raiz.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, CENAS GRAVADAS NO BECO DA LAMA - NATAL-RN:
CLICA AQUI >>> CLIPE DE LUÍSA E OS ALQUIMISTAS - OLHOS DE TOCHA
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, CURTA EXPERIMENTAL CRIADO PELOS ALUNOS DA OFICINA DE SOM DIRETO COM O PROFESSOR ALEXANDRE SANTOS:
CLICA AQUI >>> CURTA EXPERIMENTAL - CANTOS, ENCANTOS E RECANTOS DE NATAL
E aí? Gostaram das primeiras dicas?
Até o próximo post!
😉 Lay Pinheiro.
👉 INSTAGRAM: @sendobreve_blog 😍
COMENTA, CURTE E COMPARTILHA PELAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DO NOSSO PERFIL, MARCA LÁ NO INSTAGRAM!
----/----
👉 REFERÊNCIAS:
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário ...