Oie pessoas ...
Estava esses dias lendo sobre Inteligência Emocional e à pedidos de amigas, resolvi escrever um pouco do que compreendo sobre autoconhecimento, até porque essa é uma nova descoberta em minha vida.
Inteligência emocional é o Q.I (Quociente de Inteligência) do nosso "EU" interior, é enxergar o outro pelas emoções, é compreender um indivíduo além da suas habilidades cognitivas, além da capacidade de resolver um cálculo, de saber interpretar um texto, de ser bom em algum esporte, etc. É saber que atitudes e formas de se expressar falam muito mais que palavras.
Vivemos uma fase complicada no quesito Q.E (Quociente Emocional), pois para atingir esse conhecimento é necessário se autoconhecer primeiro. Essa, não é uma tarefa muito fácil, leva tempo, experiências, situações, é saber ter autocontrole e se manter bem diante as adversidades da vida. Recentemente, passei por um período difícil e acabei numa "Crise de Ansiedade", que seria tema para um outro post e ainda mais aprofundado, porque se imagina ansiedade de uma maneira e não é tão simples quanto parece. Logo, devido a crise precisei me reconectar comigo mesma, com meus sentimentos, com meus desejos, meus anseios, meus medos, meus objetivos de vida, passei a pesquisar mais sobre meu bem estar físico e mental.
Acredito que boa parte das pessoas acham que livros de autores como Augusto Cury, Daniel Goleman, são leituras de autoajuda, entramos no fator "rótulos" (tem um post nesse blog sobre rótulos), e não é o que parece, foram leituras essenciais para iniciar meu processo de auto aceitação, dos meus erros, e de onde precisava melhorar para não acabar mal novamente. Livros, palestras, vídeos, Yoga, Meditação, terapia com profissionais qualificados, terapias integrativas, holísticas, psicológicas. O melhor a se fazer num momento desses é aceitar, reconhecer e buscar ajuda, principalmente com as terapias, e só você vai saber aquilo que te faz bem, não os outros. É o momento de você com você mesmo para encontrar a melhor experiência, viagens, mudança de hábitos alimentares, de rotina também podem ser uma saída, enfim.
O autoconhecimento parte do seu "EU", é começar aquela "faxina" interna, começar com mudanças internas para ver resultados nas mudanças externas, se analisar, se policiar, se questionar, se importar menos com que o os outros estão pensando, não tem nada de errado MUDAR de atitude, mudar de ideia, mudar de área profissional, é importante que isso aconteça inclusive.
Como questiona a canção do mestre, compositor brasileiro Caetano Veloso: "Existimos, a que será que se destina?" Canção denominada CAJUÍNA, do álbum "Cinema Transcendental", de 1979. Caetano questiona nossa existência, o que estou fazendo nesse mundo? Qual minha verdadeira missão? Qual a razão disso tudo acontecer? O que faço tão bem, que faz meu olho brilhar de alegria? Que talentos posso explorar e dar o meu melhor? Nem todas as perguntas tem resposta, e sabe que é bem melhor que não encontre, só busque, pesquise algo que faça sua vida mais leve, que não seja um "peso" sair de casa para fazer algo que você realmente não quer, se permita, como diz a canção de outro grande compositor brasileiro, nosso Lulu Santos, "...vamos nos permitir ...".
DOM DE ILUDIR - CAETANO VELOSO
"... cada um sabe a dor e a delícia de ser quem é..."
Layanna Pinheiro
ACÚSTICO CAETANO - DOM DE ILUDIR
Fonte: Google.com/imagens;
Vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=bTh8J6Yo-xM> Acesso em: 15 de agosto de 2018.
<3
ResponderExcluirSeja sempre muito bem vinda Maria Eduarda. Gratidão pela visita.
Excluir