Pular para o conteúdo principal

SOBRE . . . AUTOCONHECIMENTO






Oie pessoas ...



Estava esses dias lendo sobre Inteligência Emocional e à pedidos de amigas, resolvi escrever um pouco do que compreendo sobre autoconhecimento, até porque essa é uma nova descoberta em minha vida.



Inteligência emocional é o Q.I (Quociente de Inteligência) do nosso "EU" interior, é enxergar o outro pelas emoções, é compreender um indivíduo além da suas habilidades cognitivas, além da capacidade de resolver um cálculo, de saber interpretar um texto, de ser bom em algum esporte, etc. É saber que atitudes e formas de se expressar falam muito mais que palavras.



Vivemos uma fase complicada no quesito Q.E (Quociente Emocional), pois para atingir esse conhecimento é necessário se autoconhecer primeiro. Essa, não é uma tarefa muito fácil, leva tempo, experiências, situações, é saber ter autocontrole e se manter bem diante as adversidades da vida. Recentemente, passei por um período difícil e acabei numa "Crise de Ansiedade", que seria tema para um outro post e ainda mais aprofundado, porque se imagina ansiedade de uma maneira e não é tão simples quanto parece. Logo, devido a crise precisei me reconectar comigo mesma, com meus sentimentos, com meus desejos, meus anseios, meus medos, meus objetivos de vida, passei a pesquisar mais sobre meu bem estar físico e mental. 



Acredito que boa parte das pessoas acham que livros de autores como Augusto Cury, Daniel Goleman, são leituras de autoajuda, entramos no fator "rótulos" (tem um post nesse blog sobre rótulos), e não é o que parece, foram leituras essenciais para iniciar meu processo de auto aceitação, dos meus erros, e de onde precisava melhorar para não acabar mal novamente. Livros, palestras, vídeos, Yoga, Meditação, terapia com profissionais qualificados, terapias integrativas, holísticas, psicológicas. O melhor a se fazer num momento desses é aceitar, reconhecer e buscar ajuda, principalmente com as terapias, e só você vai saber aquilo que te faz bem, não os outros. É o momento de você com você mesmo para encontrar a melhor experiência, viagens, mudança de hábitos alimentares, de rotina também podem ser uma saída, enfim. 



O autoconhecimento parte do seu "EU", é começar aquela "faxina" interna, começar com mudanças internas para ver resultados nas mudanças externas, se analisar, se policiar, se questionar, se importar menos com que o os outros estão pensando, não tem nada de errado MUDAR de atitude, mudar de ideia, mudar de área profissional, é importante que isso aconteça inclusive.

Como questiona a canção do mestre, compositor brasileiro Caetano Veloso: "Existimos, a que será que se destina?" Canção denominada CAJUÍNA, do álbum "Cinema Transcendental", de 1979. Caetano questiona nossa existência, o que estou fazendo nesse mundo? Qual minha verdadeira missão? Qual a razão disso tudo acontecer? O que faço tão bem, que faz meu olho brilhar de alegria? Que talentos posso explorar e dar o meu melhor? Nem todas as perguntas tem resposta, e sabe que é bem melhor que não encontre, só busque, pesquise algo que faça sua vida mais leve, que não seja um "peso" sair de casa para fazer algo que você realmente não quer, se permita, como diz a canção de outro grande compositor brasileiro, nosso Lulu Santos, "...vamos nos permitir ...".


ANTES DE APONTAR UM DEDO, SAIBA QUE EXISTEM QUATRO VOLTADOS PARA VOCÊ MESMO. SE AUTOCONHEÇA, SE DESCONSTRUA, REVEJA PRECONCEITOS NÃO SE CENSURE, NEM CENSURE OS OUTROS. 

DOM DE ILUDIR - CAETANO VELOSO
"... cada um sabe a dor e a delícia de ser quem é..." 

Layanna Pinheiro


ACÚSTICO CAETANO - DOM DE ILUDIR


Fonte: Google.com/imagens;
Vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=bTh8J6Yo-xM> Acesso em: 15 de agosto de 2018.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário ...

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl