Pular para o conteúdo principal

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA





Oie pessoas,
Como vocês estão? 

Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil.

Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores.

MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO

Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só reclamar não muda nada. Vou contar uma breve historinha da minha relação com a educação. Educação começa em casa, cada detalhe é extremamente importante no ato de educar. Tenho consciência de que a realidade de muitos é muito, mais muito diferente da minha e por isso questiono e busco contribuir ainda que numa mínima parcela.

Para quem não me conhece, sou filha de professora, venho de uma família simples, a minha mãe sempre me incentivou a ler, estudar, ser curiosa sobre as coisas do mundo. Normalmente minhas brincadeiras eram pautadas em desenhos, rabiscos com papel, giz de cera, massinha de modelar, canetinhas coloridas. Nos finais de semana queria ir ao parque andar de bicicleta, a minha mãe me levava para encontros de contação de histórias, que na época existiam algumas pela minha cidade, eventos com muito teatro infantil, feira de livros, entre outros.

Lembro que minha mãe tinha uma máquina de datilografia, sabe aquelas máquinas antigas de escrever, com as teclas ressaltadas? Pois é, utilizei muito e brincava com ela (quando ela deixava kkkkkk) de escrever historinhas infantis, eu criava cada história, enfim. Ah, antes que esqueça sempre estudei em escolas que fossem diferentes em sua metodologia, minha mãe sempre pesquisou muito para me matricular em boas escolas (sou privilegiada nesse quesito), e sempre fugiu de escolas rigorosas e conservadoras, porque sabia que esse não seria o melhor jeito de desenvolver uma futura cidadã do mundo.

Estudei por exemplo numa escola que leva o nome de um pedagogo Francês chamado Celestin Freinet, ele e Piaget são famosos por suas pedagogias inovadoras já nas primeiras décadas do século XX. Foi um dos pioneiros a contrapor a escola tradicionalista, Freinet pregava uma escola humanitária, colaborativa e inclusiva. Enfim, quem quiser saber mais sobre a metodologia Freinetiana deixarei nas referências alguns links, pesquisem esse homem fantástico. Enfim, voltando a minha historinha, estudei da antiga 2ª série do fundamental à 7ª série na Escola Freinet que existe até hoje num prédio com uma faixada belíssima, o local abrigou durante muitos anos um Educandário, vale a pena conhecer, quem mora em Natal, fica na av. Hermes da Fonseca, Tirol, em frente ao 16º Batalhão do exército. A escola me mostrou que posso ser quem eu quiser, me mostrou a cooperar, me mostrou a querer o bem do próximo, a ser honesta, ética, participativa. Sou tão grata a minha mãe por ter me matriculado nessa escola, que vocês não têm noção, mudou completamente minha visão do mundo. Meu amor e gratidão a essa metodologia é tão grande que se hoje estou aqui escrevendo sobre esse assunto para vocês é graças a ela, tem grande influência sobre minhas opiniões e atitudes diárias.



EDUCAÇÃO INOVADORA x GOVERNO AUTORITÁRIO

Hoje quando se fala em educação no Brasil, não temos muitas opções, principalmente na rede pública de ensino, ensino precário, professores sem salário, colocando sua saúde em risco, alunos sofrendo com a falta de infraestrutura, e o que nos espera aqui no Brasil são mais alguns anos de decadência. A educação é a base de tudo na nossa vida, é o que nos instrui, nos alerta, nos faz pensar, sair da inércia, ser curioso, pesquisar, dialogar, questionar as coisas em volta e nunca se conformar com qualquer coisa que nos peçam para engolir “goela a baixo”. Governos interessados em educação perdem fiéis escudeiros, é o famoso povo “marionete”, eles amam. Sem educação as pessoas não questionam, não vão as ruas lutar por melhorias e direitos, permanecem inertes e deixam qualquer coisa acontecer sem interferir. Portanto, não seja mais um levado pela correnteza da “cegueira”, seja QUESTIONADOR (A) de tudo. Como diria o mestre Raul Seixas “... não é sobre ter uma opinião formada sobre tudo...”, mas, vale a pena compreender os processos, sabe? Porque não falar de política? Porque não podemos falar de religião, espiritualidade, economia? Ah, isso não é para mim, detesto, porque será que você não se interessa? Governos autoritários detestam pessoas interessadas, sabia? Porque são elas que cobram seus direitos, que ficam em cima, que sabem o quanto é importante os direitos básicos de saúde, moradia, educação, segurança.

Talvez esse post não fique tão breve quanto esperava, mas preciso apresentar a vocês um pouco da Educação Inovadora que já respira em alguns outros países, e aos poucos está chegando ao Brasil, algumas acessíveis, outras nem tanto, porque será que as elites sempre tem primeiro acesso a educação de primeiro mundo, hein? Fica o questionamento.





VAMOS DESCOBRIR ESCOLAS INOVADORAS?

Bom, como sou bastante curiosa com as coisas, sempre pesquiso muito na internet, nos livros, nas revistas, gosto muito de conhecer sobre novos assuntos, fiz uma pequena pesquisa sobre essa questão da escola inovadora, da educação inovadora, o que seria inovador nos dias de hoje? Acredito que primeiro a escola deveria pensar em qualidade e não quantidade, infelizmente a realidade das escolas brasileiras, principalmente na rede privada é quantidade, na pública já existe uma queda na frequência escolar, os alunos estão deixando de ir à sala de aula por diversos motivos, a realidade da escola pública é totalmente diferente da realidade da privada, óbvio.

Assistindo a um programa em um canal na TV fechada, me encantei com uma escola que até hoje quando me perguntam sobre o assunto só falo dela.

Estava assistindo a uma série chamada “Destino Educação: Escolas Inovadoras”. Essa série tem duas temporadas e está disponível no site Futura Play ou pelo aplicativo para smartphone. A série é incrível e apresenta escolas do mundo inteiro que trabalham metodologias inovadoras, não só do ponto de vista tecnológico, mas do desenvolvimento humano. Por mais que falem que o futuro será dos robôs acredito que eles serão ferramentas de auxilio principalmente quando nos referimos a educação.

Assisti as duas temporadas da série, são 13 escolas cada temporada, então resolvi destacar duas escolas, uma de cada temporada, aquelas que me fizeram ficar paradinha, sentada ouvindo até o fim, sem piscar o olho, de tão incríveis que são.

A minha escolha da 1ª temporada (2016) foi um projeto lindo, desenvolvido aqui no Brasil (VIVA!) em Recife – Pernambuco (que cidade). É de iniciativa público-privada, mas que tem total apoio da secretaria de educação estadual e conta com parcerias do programa Oi Futuro e outros, através de convênios. Chama Escola NAVE – Núcleo Avançado em Educação ela está presente na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, ensino médio, durante a produção da série a escola contava com 501 alunos no total mais o corpo docente, funcionários, etc.

Os primeiros depoimentos são de alunos que falam muito sobre a infraestrutura, metodologia dos professores, tratamento dos funcionários com eles, a relação escola / família e que acham bem diferente das escolas tradicionais. Além da excelente experiência que eles trazem de relações pessoais e sociais que a escola oferece. A estrutura da escola foi totalmente pensada e trabalhada no tipo de pedagogia, de metodologia que se diferencia, mais inclusiva e participativa.

São ofertadas 180 vagas, como é escola técnica além do ensino médio ela tem o ensino profissionalizante, onde os alunos pagam disciplinas específicas do curso que escolhem, a NAVE oferece dois cursos Criação de Jogos Digitais, programação e Multimídia, audiovisual. Como se trata de uma iniciativa pública privada, a Oi Futuro entra com o orçamento e a parte de infraestrutura, equipamentos tecnológicos e a secretária de educação com o corpo docente, servidores, demais funcionários da escola. A escola também possui um sistema de cotas, aonde 70% das vagas vão para alunos da rede pública de ensino e 30% para a rede privada.

O papel do professor no NAVE é Inspirar, orientar e incentivar. É fazer com que os alunos aprendam das mais variadas formas, sem ficar preso somente as aulas, provas e exercícios. Eles não querem que os alunos estudem, querem que os alunos aprendam e levem o conhecimento para além da escola. 

 2ª temporada destaquei a Green School, ela fica em Bali na indonésia, e conta com alunos do mundo inteiro. É uma escola completamente disruptiva, foge total desse modelo de ensino que estamos acostumados. Para você tem uma ideia nem paredes a escola tem, cada um senta onde está com vontade, existem mesas, cadeiras, pufes, espaços abertos para atividades com música, dança, além de ser totalmente sustentável a escola, eles pensam de forma ecológica e nos impactos que causam ao mundo. É sensacional a proposta da escola. Vale a pena assisti esse episódio da Green School inteirinho também, pega uma pipoquinha e senta para assistir que vale a pena.
O nome do blog é sendo breve justamente porque fica difícil se prolongar com assuntos tão complexos, são anos estudando, pesquisando para teses, conceitos, quem sou eu para falar sobre, né? Mas aqui é um despertar, ás vezes a gente aguça a curiosidade alheia e isso é muito bom para começar a despertar.

Basicamente estou fazendo uma curadoria de informações, caso se interesse pelo tema, deixarei aqui alguns links como referência para pesquisar mais.
Ficou curioso para saber como é, então corre agora lá no link e assista os episódios inteiros, vale a pena.

MUITO OBRIGADA POR LER ATÉ O FIM.

GRATIDÃO!!!
Layanna Pinheiro

OBS¹.: Talvez vocês tenham sentido falta de que falasse outro grande mestre da educação, como poderia esquecer ele, Paulo Freire, gente não esqueci acontece que ficará para outro post, acabei me prolongando dessa vez. Mas fica a dica de outra grande referência em educação.

OBS².: Uma excelente forma de entender o processo de uma didática diferente e educação mais humanizada é através do entretenimento, super recomendo a SÉRIE DA NETFLIX: MERLÍ, são três temporadas maravilhosas que abordam os processos da juventude dentro da formação escolar. 

TRAILER SÉRIE MERLÍ

CLIQUE NO LINK PARA ASSISTIR:




FONTES E REFERÊNCIAS:
Acesso em 18 de março de 2019.



VIDEO DO TedX FORTALEZA – MURILO GUN: Escolas matam a aprendizagem.

ESCOLA DE METODOLOGIAS CRIATIVAS

VIDEO DE HOWARD GARDNER: Para cada pessoa um tipo de educação.

VIDEO MARIO SERGIO CORTELLA: Liberdade Criativa

BLOG PORVIR

SOBRE A TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS DE GARDNER:

1ª Temporada da Série do Futura Play:
Destino Educação: 
Escolas Inovadoras - 2016

2ª Temporada da Série do Futura Play:
Destino Educação
ESCOLA INOVADORA – 2018
GREEN BALI SCHOOL – BALI/INDONÉSIA

Celestin FREINET

 https://ebac.art.br/about/events/                                                                                  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou