Pular para o conteúdo principal

SOBRE . . . NOSTALGIA I: ENTRETENIMENTO MIDIÁTICO NOS ANOS 90


    

     *imagem: Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura)

Oie pessoas,
Como vocês estão?

Como não curto escrever qualquer coisa, assuntos variados sim, mas de qualquer jeito, não. Estive ocupada e ás vezes não rola post toda quarta-feira. Enfim, vamos ao tema que escolhi para compartilhar com vocês, fui no “feeling” de algumas situações e experiências que já passei relacionado à temática.


                                                   * TV Cultura

Desde pequena fui me acostumando a viver com muita música, livros infantis e desenhos da TV. Se tem um canal da TV o qual sempre fui muito fã chama-se TV Cultura, hoje infelizmente já não tem 1/3 da programação que tinha na época que assistia. Então vamos “mergulhar” nesse post nostalgia, te convido, bora?

Bom, a minha programação começava cedo, quando estudava pela manhã, passava a tarde assistindo os desenhos e vice-versa (depois de fazer os exercícios da escola, exigência da minha mãe ...kkkk), aí começava com Pequeno Urso, depois as Aventuras de Emilly & Alexander (dois camundongos aventureiros), Caillou, Castello Rá-Tim-Bum, Pingu, RÁ TIM BUM (era um que tinha o senta que lá vem história, tinha o catalenda, era uma preguiça contando história sobre os mitos brasileiros, tinha a nina uma menina sentada numa cadeira gingante brincando ...), Cócóricó, Rupert,As aventuras de TinTin, entre outros. Parece que na década de 90 os desenhos eram mais inocentes, eram menos tecnológicos, mais emotivos, mais empáticos, era muito saudável. Fora da TV Cultura, assistia as outras emissoras de canal aberto como SBT, Globo e Record que era a extinta TV Manchete. Alguns que me lembro com frequência no SBT, por exemplo: Tinha a TV CRUJ, que significava: Comitê Revolucionário Ultra Jovem, era um espaço de reivindicar coisas como direito de passar mais tempo brincando, etc. A TV CRUJ tinha uma programação extensa de desenhos animados também, passava muita coisa legal. Por exemplo: Doug e sua turma, O fantástico mundo de BOB, Os Jetsons (era uma família futurista que tinha uma empregada robô), enfim.


                             *google.com/imagens

Nessa "mistureba" de emissoras tinha programação intensa de desenhos animados divertidos, muitos educativos. Depois dos anos 90 continuei minha saga nos anos 2000 com a reprise na Globo por exemplo dos Trapalhões, era na hora do almoço, chegava em casa direto apara assistir, TV COLOSSO com a Priscilla (a cadela mais famosa do brasil). Teve o Caça Talentos com a Angélica e sua Fada Bela, em seguida Bambuluá uma mini cidade cheia histórias e aventuras, o programa foi comandado por Angélica durante um tempo, aí depois veio TV Globinho, vários apresentadores. Ah, quase esqueço de Cavaleiros do Zodíaco, não lembro a emissora. Os Flinstones ( a família do tempo das cavernas), Ursinhos carinhosos, Cãezinhos do Canil, Animaniacs, Super Patos, Pateta & Max, Os anjinhos, Caverna do Dragão, Digimon, Pokemon, Bruxa Onilda, Ana Pimetinha, A nossa Turma, As Trigêmeas, Capitão Caverna, Cavalo de Fogo, Coyote, Papaléguas, Piu-Piu e Frajola, Gasparzinho, O Gato Felix, Luluzinha, O masKara, Megaman, Inspetor Buginganga, Hércules, Patolino, Pernalonga e sua turma, Pica – Pau, Pink&Cérebro, Riquinho, Scooby-Doo, Super Muttley, Corrida Maluca, Tartaruga Touche, Tico e Teco e os defensores da lei, Timão e Pumba, Tom & Jerry, e muitos outros, esses são os que mais assistia.


   * TV CRUJ (SBT) imagem retirada do pinterest.com


A nostalgia anos 90 está em alta, muitas marcas do mundo do entretenimento entraram nesse revival, foi uma época de arrocho salarial, não tava muito bom na política, mas como criança a gente tinha menos, as tecnologias eram poucas, eram menos artificiais, mais próximo da realidade. Em pleno 2019 e estamos acompanhando a volta comemorativa de grupos e duplas que fizeram parte do entretenimento da época, como por exemplo a Tour comemorativa da dupla Sandy & Júnior, febre total na década de 90, fui a muitos shows dessa dupla, com direito a faixinha na cabeça e tudo, kkkkkk! Nos acompanharam nas fases de pré-adolescência e adolescência com o seriado da dupla, que se passava numa escola, praticamente crescemos juntos. Fora as modinhas que existiam, como sandálias, bolsas, tênis, patins, patinete, pulseiras, tinha brinquedo em tudo, anéis em chicletes, álbum de figurinhas, pirulito que virava helicóptero (o famoso pirocóptero). Brincadeiras como pula corda, elástico, pega-varetas. Umas modinhas loucas, tipo a sorveteria da Eliana, programas como o Planeta Xuxa e o próprio Xuxa Parque, a novelinha do SBT Chiquititas, ahhhh nostalgia.


                                         * google.com/imagens

O reencontro do grupo POP Rouge e Bro’z que apesar das poucas apresentações, rolou também esse revival. Por mais que a gente fale que o passado fica no passado, claro que precisamos viver no presente, mas tem coisas, lembranças, experiências e situações que marcam a vida da gente de uma maneira que se torna inesquecível. Acho que as crianças e adolescentes dessa nova geração não vão entender o que é vivenciar essas experiências únicas. Até porque muita coisa se modernizou, mudou mesmo.
Acredito que tudo isso nos faz refletir sobre educação, cultura e entretenimento saudável. Estamos vivendo uma fase conturbada, de poucos com muito, e muitos sem nada. Relembrar me faz ter uma perspectiva de resgatar valores e emoções do que foi vivido para os dias atuais. Se hoje os jovens daquela época como essa pessoa que vos escreve, tratar seus filhos e passar esses costumes saudáveis, apesar das dificuldades e interferências do meio externo e das outras pessoas, talvez seja possível trazer de volta um tempo de aprendizados e boas práticas, com menos violência, menos ódio, menos disputas, menos ganância em ter coisas desnecessárias.

Se chegou até o fim, minha GRATIDÃO!

Continue acompanhando o BLOG e deixem seus comentários, sugestões e compartilhem com a turma, a família.

Layanna Pinheiro



CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR - VÍDEO

RÁ TIM BUM - SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

CHIQUITITAS (1997) - 1ª VERSÃO


FONTES E REFRÊNCIAS:
Acesso em: 01 de Abril de 2019

Google.com/imagens
Pinterest.com
Youtube.com
https://www.youtube.com/watch?v=1Dbp_bsj4WI

https://www.google.com/search?hl=pt-BR&source=hp&ei=EJGjXNjfNqnM5OUPnPOZmAk&q=desenhos+da+tv+cultura+anos+90&oq=&gs_l=psy-ab.1.0.35i39l6.0.0..3179...2.0..0.322.322.3-1......0......gws-wiz.....6.XC57F-Oal5w

OBS.: Bom, muitas das fontes e referências vieram das minhas lembranças, não tem muito o que pesquisar. Mas caso queiram entender mais sobre a fase dos anos 90 pela internet tem muita coisa, só procurar. 
Como falei em post anteriores, aqui é uma curadoria, quero despertar e compartilhar informações, lembranças e o restante é com você. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl