Pular para o conteúdo principal

SOBRE ... AGOSTO LILÁS E VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

                               


Oi pessoas,
Tudo bem com vocês?

Por aqui tudo tranquilo, depois de quase 1 semana doente, estou de volta. Após o retorno, dia 01 de agosto, quando escrevi o primeiro post da volta, logo em seguida adoeci, mas me cuidei direitinho e já estou bem de saúde para continuar os conteúdos. 

Bom, esse mês inteiro de agosto é calendário oficial do AGOSTO LILÁS, inclusive o Sendo Breve está como apoiador junto com um coletivo maravilhoso aqui de Natal- RN, o Movimenta Mulheres (INSTA: @movimentamulheresrn) esse que está sempre à disposição de campanhas como essa. E sinceramente, não precisa ser mulher para ser um aliade da causa. Tá Lay, mas o que é o AGOSTO LILÁS?

O Agosto Lilás é um projeto que tem como objetivo a divulgação, e a conscientização através da mídia e dos meios de comunicação sobre a violência contra a mulher. É um alerta à sociedade dos direitos que nós mulheres temos em relação a qualquer ato de violência que atente contra nosso bem estar, contra nossa vida, etc. Para vocês compreenderem melhor pesquisei alguns dados que confirmam, como no Brasil a violência contra as mulheres está crescente, e o quanto precisamos nos unir para combate-la. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) somente em 2019 cerca de 17,8 porcento das mulheres no mundo sofreram algum tipo de agressão  física ou sexual, e hoje uma das principais responsáveis pelo FEMINICÍDIO no Brasil e no mundo é a violência doméstica.

E durante o período da Pandemia de COVID-19 esse número aumentou. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021 em média uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 7 horas. Pode parecer pouco, mas não é. Quem quiser analisar melhor os índices e os gráficos sobre o tema deixarei todos os links pesquisados nas referências.

Lembrando, não são apenas ações de violência física e sexual que se torna imprescindível e necessária a denuncia ou a busca por ajuda, existem outras formas de violência que precisamos estar atentas. Todos os sinais são extremamente importantes de se observar, é preciso prestar atenção, são cinco em específico e estão previstas como violência pela LEI MARIA DA PENHA (Capítulo II, art.7º, incisos I, II, III, IV e V):

  • Física: Quando acontecem tapas, chutes, beliscões, puxões no braço, no cabelo, ou qualquer uso de força física.
  • Moral: Com xingamentos, ofensas em casa ou em ambientes públicos, na frente de outras pessoas.
  • Sexual: Em situações de qualquer ato sexual praticado contra a mulher, sem sua permissão, sem seu consentimento. Proibição do uso de métodos anticoncepcionais, obriga-la a engravidar ou abortar sem seu consentimento. 
  • Psicológicas: Agressões verbais, humilhações, ameaças, constrangimento e isolamento.
  • Patrimonial: Em situações de destruição de documentos, celular, roupas, objetos pessoais, exploração financeira.
Essas são algumas das formas de violência, mas não se limita, ASSÉDIO também é violência, então se você se sentir ofendida com qualquer piada, assobio ou for forçada a fazer algo que não queira, tomar bebida e ser dopada sem saber, é muito importante que você preste atenção e se possível denuncie, procure ajuda de alguém em que confia para tomar todos os cuidados e providências. 

Para DENUNCIAR LIGUE: 
👉 LIGUE 180 
✊ NÃO SE CALE!


😘 Lay Pinheiro 😘 
 
----/----

Fontes e Referências, só clicar: 
           
                                                                


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl