Pular para o conteúdo principal

Sobre . . . O POEMA DE CASTRO ALVES - NAVIO NEGREIRO








Oi pessoas,
Hoje iniciamos nossas postagens diárias, estamos trabalhando para que o BLOG tenha informações atualizadas sobre os mais variados assuntos.

CASTRO ALVES um pouco de sua História

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu no dia 14 de março de 1847, na cidade de Curralinho, Estado da BAHIA. Poeta Brasileiro, baiano, romancista. Desde pequeno declamava poemas, participava de saraus, já tinha gosto pela literatura, música, etc. Suas obras tinham como base o combate à escravidão, tanto que ficou conhecido como o "POETA DOS ESCRAVOS". Morreu no dia 06 de Julho de 1871, em Salvador. Atualmente existe uma Estátua, uma Praça, um Teatro e a cidade que nasceu (Homenagem) que levam seu nome, no Estado da BAHIA. Hoje o Teatro Castro Alves é um dos principais "PONTOS TURÍSTICOS" de Salvador.

Hoje vamos falar um pouco sobre um POEMA que me chamou muito atenção, quando estava no 2ºAno do Ensino Médio, minha Professora de Literatura e Artes apresentou em sala de aula o POEMA de Castro Alves "O Navio Negreiro". Aquele POEMA deu "ASAS" a minha imaginação e cheguei até a escrever um roteiro de um MUSICAL junto com ela, no final da aula passei tudo o que havia pensado sobre tudo o que havia ouvido durante aquela aula. A professora muito gentil aceitou minha ideia e embarcamos juntas. Infelizmente por causa da Agenda do Colégio, já estávamos no final do bimestre, não podemos colocar em prática nosso projeto. Lembrei desse episódio pois hoje dia 20/06 é aniversário dessa professora, Profª Kalina Paiva, com quem aprendi muita coisa sobre arte, literatura e me fez "voar" com minha criatividade.
Foi algo que nunca esqueci e resolvi compartilhar no BLOG, até por que o POEMA é lindíssimo, mostra a Realidade dos Escravos na época da Colonização, é um poema triste também, pois relata os maus tratos, o sofrimento dos escravos. Um povo tão Guerreiro, de uma resistência imprescindível. No entanto só ganharam sua liberdade depois de anos e anos de sofrimento. Oficialmente, apenas no dia 13 de maio de 1888 com o decreto da LEI ÁUREA, assinado pela Princesa Isabel, foi quando aconteceu a ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

Logo acima temos um trecho do POEMA "O Navio Negreiro" . E mais à baixo temos um trecho do filme "Amistad" por Steven Spielberg. O poema é narrado por Paulo Autran.

CLIQUE no link e assista ao Trecho de Amistad:



Fontes: Vídeo retirado do Site YouTube.com;
Imagem de Castro Alves retirada do Site Google.com - Google Imagens;
Pesquisa sobre a vida de Castro Alves - baseada em algumas informações do
Site Wikipédia.org;
Trecho do Poema retirado do Site Google.com - Google imagens;


Postagem: Layanna Pinheiro ;D


Comentários

  1. Um poema primoroso que, se não me engano, retrata os Africanos que foram tirados das sua terras, afastados de suas famílias e levados em navios negreiros. O poema é uma obra prima da literatura. Castro Alves, um autor fantástico.
    Nana, parabéns! Nem lembrava mais do poema, mas me fez relembrar meus tempos de colégio e recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DO POEMA O NAVIO NEGREIRO POIS GOSTEI MUITO DELE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário ...

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl