Oie pessoas,
No post de hoje vamos falar um pouco sobre, um dos maiores festivais de música do mundo, sobre história, seus idealizadores, organização, bastidores. Um ótimo tema para quem curte o mundo dos eventos, que tiver curiosidade e quiser saber mais sobre organização de eventos, funcionamento, infraestrutura, etc.
O Rock in Rio é um festival de música, idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina. O evento ocorreu pela primeira vez no ano de 1985. Originalmente organizado na cidade do Rio de Janeiro, partindo daí o nome do evento, esse que tornou-se um evento de repercussão mundial e em 2004 teve sua primeira edição fora do Brasil, uma versão internacional foi criada e teve como sede a capital de Portugal,Lisboa.
Ao longo de sua história o Rock in Rio teve nove edições, três no Brasil, quatro em Portugal, e duas na Espanha. Em 2008 foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.
A próxima edição do festival será realizada nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
Voltando à história, o Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Rio Centro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo, já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a 5 Woodstocks - que frequentaram o evento.
A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do Rock e do POP internacionais. Roberto Medina realizaria feito semelhante ao trazer o ex-Beatle Paul McCartney ao Rio de Janeiro naquela que foi sua primeira aparição na América Latina, no evento que ficou conhecido como "Paul in Rio" (realizado em 1990, no estádio do Maracanã). Logo depois do fim do Rock in Rio, a cidade do Rock foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com intuito de manter sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno, patrimônio do município do Rio de Janeiro.
Layanna Pinheiro
*Informações do post retiradas do site:
WIKIPEDIA
Depois de conhecer um pouco da história do Rock in Rio, vamos aos "Bastidores", como, quando e quem está por trás do de toda essa organização, que não é tão fácil. Hoje junto com Roberto Medina, está na organização e coordenação do evento sua filha Roberta Medina. Confira na integra uma entrevista concedida por Roberta, feita pela produção do "Último segundo" do ig.com.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A ENTREVISTA SOBRE OS BASTIDORES DO ROCK IN RIO:
↘↘↘
ENTREVISTA COMPLETA COM ROBERTA MEDINA
Fonte:
Imagens: google.com/imagensrockinrio;
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário ...