Pular para o conteúdo principal

SOBRE . . . EMPATIA






Oie pessoas,

Depois de ser breve sobre autoconhecimento e apresentar um pouco da minha compreensão do assunto, através de algumas vivências, leituras e situações, vamos explorar hoje sobre empatia, essa que é um dos aspectos da inteligência emocional.

Ahhhh, EMPATIA, certo! Aquilo que sentimos quando reconhecemos uma pessoa gente boa, né? SIM e NÃO. Muita gente ainda confunde SIMPATIA com EMPATIA, então vamos deixar claro o significado dessas palavrinhas:

Segundo o dicionário Michaelis on-line:

SIMPATIA
Substantivo Feminino

1. Afinidade entre duas ou mais pessoas pela semelhança e proximidade de sentimentos e pensamentos.
2. Relação estabelecida ente duas pessoas que, por sentimentos afins, sentem atração mútua e espontânea.
3. Impressão ou disposição favorável que alguém experimenta em relação a outrem que acabou de conhecer.
4. Atração por uma coisa, ideia, causa, etc. 

Simpatia na verdade é o sentimento de afinidade, de atração e identificação entre pessoas. Sabe aquela pessoa que chega para conversar com você e te deixa à vontade, simplesmente troca informações sem julgar, sem se sentir o dono da "roda de conversa", que deixa todos se expressarem sem medo? Pronto, essa criatura é simpática.

EMPATIA
Substantivo Feminino

1. Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
2. Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
3. Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a outra pessoa, a um grupo e a cultura .
4. Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.

Ou seja, esse é o sentimento de se colocar no lugar do outro por alguns segundos, é tentar compreende-lo ainda que não concorde com ele, com o que faz, pensa, etc. 

Sabe que, ultimamente tenho visto tanto discurso de ódio por aí, no dia a dia, na internet, redes sociais, que às vezes me pergunto se as pessoas ao menos reconhecem o poder da EMPATIA, ou sabem seu significado e como ela pode ajudar a minimizar diversas situações.

Para ser empático(a) não necessariamente temos que concordar em tudo, mas às vezes prestar atenção nas atitudes, no jeito de se expressar, pode fazer a gente desenvolver o sentimento de empatia. Compreender uma situação de vida que uma pessoa se encontra, ou de repente uma música, um filme, um documentário que narre uma tragédia, ou até mesmo um show de comédia, um relacionamento amoroso, de amizade, família, amigos, são experiências que fazem a gente se conectar com quem acabamos de conhecer ou nem conhecemos ainda.

Se colocar no lugar do outro, é SER HUMANO, é ser solidário, é compartilhar de sentimentos puramente humanos com outro indivíduo, é se conectar com o mundo, com o universo, sabe aquele clichê de "corrente do bem"? Pois então, ela começa com a EMPATIA.

Tento desenvolver minha empatia todos os dias, tem que exercitar, e não é fácil, tem que praticar, é que nem deixar o sedentarismo, faça a primeira vez, levante da cadeira e vai ficar "forte" e disposto(a)
para tudo. Todos os dias faço minhas reflexões, faço um balanço de como foi meu dia. Penso nas minhas atitudes da hora de acordar à hora de deitar para dormir, o que fiz de errado, o que poderia ter deixado de falar para não agredir ou machucar alguém, o que fiz de bom, o que rendeu, enfim.

Sabe, quando um artesão cria sua peça, escultura, e vai moldando até deixa-la o mais linda possível? Pois é, às vezes me sinto sendo moldada por mim mesma. E se estamos nesse planeta para aprender, temos que errar, e errar não é ruim, porque são os erros, as quedas, as imperfeições que nos fazem melhorar como seres humanos, cada dia mais. O objetivo não é a perfeição, é tentar internamente administrar esses conflitos para não externá-los de forma equivocada e assim melhorar nossa convivência social que já não está muito fácil. É uma árdua caminhada, porém possível.

A EMPATIA pode proporcionar momentos incríveis com menos raiva, menos reclamações, menos rancores e mágoas. Mais carinho, mais atenção, MAIS EMPATIA, MAIS AMOR para nós.

LAYANNA PINHEIRO


VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE A EMPATIA



Referencias, fonte:
Acesso em 22 de agosto de 2018.
https://www.significados.com.br/simpatia/>
< https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/empatia/>
<https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/simpatia/
Imagens: google.com/imagens
Vídeo: Youtube;
https://www.youtube.com/watch?v=VRXmsVF_QFY 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl