Pular para o conteúdo principal

SOBRE ... TELENOVELAS



Olá pessoas
Tudo bem com vocês?

Por aqui semana de produções e aprimoramento do conteúdo que quero entregar para vocês, não tá fácil, mas estou me esforçando. Estudando, lendo, assistindo e pesquisando sobre algumas temáticas, até fiz uma enquete lá no perfil do blog no Instagram, para saber de vocês, e fiquei feliz com as respostas, grata por responderem. 
Fiz uma pergunta bem simples, você assiste novela?
Bom, segundo o DATA S BREVE de pesquisa, com um total de 8 pessoas votando, tivemos a seguinte porcentagem 67% NÃO assiste e 33% SIM, assite novelas. Essa pesquisa nos diz muito sobre a chegada dos serviços de streaming (plataformas como Netflix, Amazon, Globoplay, Disney Plus ...) com uma lista de inúmeros gêneros e formatos, disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, ficou mais prático escolher o que assistir, mas acabou mudando os hábitos de consumo do gênero novela também.

Parece doido né? Oxe, do nada Lay com essas perguntas, pois é minha gente, foi curiosidade para trabalhar melhor a temática do post de hoje, então bora lá.

Para quem não conhece muito sobre estrutura de roteiros, técnicas e conceitos sobre formatos de filmes, curtas, séries, seriados, novelas, documentários, pode parecer tudo a mesma coisa, mas não é, e vou te dizer porque. A estrutura do roteiro de uma série, para uma novela é diferente, ah, mais é tudo com capítulo, tem os personagens, a trama, o vilão, o mocinho, herói, pois é, mas o que é NOVELA: 
A novela é um tipo de romance escrito, normalmente maior que um conto, pode ser um livro, ou um roteiro adaptado para a TV, por isso também pode ser chamada de Telenovela. A série é uma história sequenciada sem interrupções, separada por episódios que fazem parte de uma temporada, como a gente conhece nos serviços de streaming (Netflix, Amazon, Star+). 

Olha Lay, mas a novela tem os capítulos, não é? Sim é verdade, e qual é a média de episódios (capítulos) das novelas? Isso depende muito do autor, de quem está escrevendo o roteiro, mas em média uma novela tem no máximo 250 capítulos, hoje em dia para não "enfadar" ou não cansar o telespectador é uma média de 150 à 200 capítulos, que gira aí gravações em torno de 5 à 9 meses, mas como já falei depende muito dos autores, de quem escreve.

Então, sabendo disso, temos a estrutura da Novela: uma história, os personagens principais, onde se passa (lugar), os núcleos, entre outros. As novelas foram criadas e muito mais desenvolvidas na América-Latina, o gênero "viralizou" tomou fôlego principalmente depois da chegada da TV no Brasil, mas já existiam as chamadas rádio novelas, histórias que eram contadas por narradores com muitos apetrechos, para que as pessoas pudessem imaginar tudo que tava acontecendo, seria o audio-livro de hoje com mais emoção, pois existia toda uma sonorização, tempestades, cavalos correndo, no cinema esse tipo de sonorização para dar o tal efeito sonoro às ações dos personagens, chamamos de Foley, dá um google aí que tem vários vídeo falando sobre foley, é muito interessante conhecer esse trabalho. No entanto, isso fica para um outro post, voltando ao gênero queridinho da América-latina, as novelas são veiculadas pela Televisão, em capítulos diários em média 45min à 1h por capítulo, o número de capítulos pode ser reduzido? pode sim, vai depender muito do desenvolvimento da história e como o telespectador está recebendo, já aconteceu de uma novela ser adiantada para terminar logo, porque não tava rendendo audiência, ibope, público não assiste. Ou pode acontecer da novela emplacar tanto e a audiência pedir até mais capítulos porque o público está consumindo bem aquela história, enfim, pode ser reduzida ou alongada.

Gente tudo que escrevi até aqui é baseado nos meus estudos, referências, leituras, pesquisas, o que faço aqui é um recorte, por isso que "sou breve"em minhas palavras. Continuando ... nas histórias das novelas normalmente existe um relacionamento amoroso, aquele casal que todo mundo torce para ficar junto, esse que faz parte de um triângulo amoroso, em alguns casos, em que um homem e uma mulher se apaixonam (heteronormatividade), que sinceramente em pleno 2022, esperava um processo mais contemporâneo nas novelas, mais perto do que a gente tá vivendo hoje, diversidade. E se tivesse como personagens principais, como protagonista, casais LGBTQIAP+ desenrolando toda a história ou casais de PCDs, não que já não exista em algumas tramas, mas ainda é pouco na TV aberta (opinião minha, tá?). Além de tudo isso, nas novelas latino americanas é comum que as histórias retratem, contem mais sobre nosso dia-a-dia, sobre as situações socioeconômicas do país, os problemas sociais, trazem temas às vezes mais delicados de se debater, mas através da teledramaturgia se torna mais acessível, leve ou chocante, mas que abre possibilidades de debate, os reality shows ultimamente também tem trabalhado isso, enfim.     

E apesar de saber que as histórias de amor, dos casais apaixonados que fazem de tudo para ficar juntos, ajude a manter um vínculo emocional com o telespectador, até o final da história, são elas que fazem a engrenagem da trama funcionar, por isso também é bem comum a gente assistir nos núcleos, as famílias X contra a Família Y, o bem contra o mal, fazendo com os telespectadores criem um senso de justiça, quer um bom exemplo de novela que atraiu tanto o público a ponto de ser passada em vários países? Uma novela brasileira? Avenida Brasil, é um bom exemplo de bem e mal, de uma trama novelística recheada de reviravoltas e com um final digno de Final de Copa do Mundo, se você não assistiu Avenida Brasil, recomendo que assista, acredito que está disponível no serviço de streaming Globoplay, inclusive essa é uma plataforma que tem muitas novelas, das mais antigas às mais atuais, até mesmo novelas de outros países, como México, Colombia, etc. 

Hoje, os autores estão desenvolvendo as histórias, incorporando elementos de outros gêneros televisivos ou literários, como romance policial, comédia, ficção científica, gêneros que conversam com vários tipos de público, atrai outras gerações para uma tradição tão nossa né? Várias novelas brasileiras já foram premiadas e concorreram a premiações importantíssimas em outros países, etc. Sendo bem sincera com vocês, perdi um pouco meu instinto noveleira, justamente por assistir tramas que já sei tudo que vai acontecer, aproveitando o espaço e dando uma de crítica, minha gente tem uma hora que a mesma fórmula eternamente, enjoa. 

Por isso dei um tempo de consumir novelas, mas estou voltando graças ao elenco da nova novela da Rede Globo de Televisão "Mar do Sertão", venho falar sobre ela em outro post. Inclusive, estou assistindo porque é uma das primeiras novelas da emissora que têm 50% de seu elenco composto por nordestinos nativos, de vários lugares do nosso Nordeste brasileiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e muito mais. A novela estreou segunda-feira, dia (22/08) no horário das 18h25min. Uma novela das 6h, que lembra algumas outras fórmulas, mas dessa vez não muito caricata, como já tivemos na telinha Flor do Caribe, Cordel Encantado, etc. 

A novela Mar do Sertão promete "quebrar" alguns padrões, ainda que poucos, porque continuo achando uma estrutura de regionalidade em alguns momentos bem clichê, mas aos poucos observo um esforço para mudar e aprimorar as histórias que se passam na região mais diversa desse país, nosso Nordeste. Só de tirar o sotaque forçado e caricaturado, já é um alívio, quando a gente ouve o sotaque naturalizado, é muito mais confortante. 

Enfim meu povo, falei demais né? Mas queria trazer para vocês a importância das novelas como uma tradição que une a família, os amigos, os casais, um momento de entretenimento, de relaxar e prestigiar também nossos artista brasileiros, nossos atores, atrizes, roteiristas, produtores, editores, cenógrafos, figurinistas, iiihh, é tanta gente envolvida na produção de uma novela, só em outro post para explicar a "parafernalha" de equipamentos, e muita mão de obra humana para auxiliar nas gravações.

Até o próximo post!

Lay Pinheiro :*

----/---- 
FONTES E REFERÊNCIAS:




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE . . . PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO

Oie pessoas,  Mais uma semana passando por nós e aquelas reflexões frequentes sobre o nosso papel nesse mundo, a nossa missão, o que deixaremos de bom para os habitantes desse planeta, dessa sociedade um tanto quanto "doente" e esquisita, que ainda não se deu conta disso. Sabe que, não costumo falar muito sobre as minhas experiências e escrever foi uma forma de colocar para fora o que sinto, o que penso de algumas coisas que vivo, vivi, experiencio, enfim. E nos últimos meses tenho participado de um grupo de estudos na UFRN, um projeto de extensão idealizado pela Prof.Dra. Mirian Moema, do curso de Jornalismo que por acaso é minha Mãe(risos), onde discutimos sobre aspectos bem diferentes do cotidiano de um jornalista, apesar de ser nova na área, e está descobrindo e aprendendo muita coisa bacana, venho me familiarizando com as técnicas e conhecimento fresco, novo, sem necessariamente ser graduada em Jornalismo. Digo isso, porque sou formada em Turismo, mas duran

SOBRE ... MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

              DJ LAY E DJ ABY EM AÇÃO (FOTOGRAFIA O INSTAGRAM) CARTAZ DE ALGUNS DOS EVENTOS QUE TRABALHEI COMO DJ EVENTO QUE TRABALHEI COMO DJ Oi pessoas, Tudo bem com vocês? Por aqui continuamos na luta de sempre. Trabalhando como dá. Nesses últimos dias eu andei um tanto nostálgica, lembrando de alguns momentos vividos, de experiências pessoais bem interessantes, na época que tinha ainda mais pique, porque sempre fui ligada no 220 volts, e não sei estar parada, quieta sem fazer nada, só se tiver doente ou cansada.  Enfim, aí com a mini cobertura que fiz do Rock In Rio (Festival de Música que acontece no RJ), fiz com a transmissão da TV mesmo, me virando, já que não tenho grana para estar lá presente, um dia ainda junto um extra e vou, vai dar certo. A música, a literatura e as artes sempre fizeram parte da minha vida desde criança, eu consumo muito entretenimento, porque eu amo real, é algo espontâneo, da minha personalidade mesmo. Eu tive muitas fases todas elas ligadas a música ou

SOBRE . . . EDUCAÇÃO INOVADORA

Oie pessoas, Como vocês estão?  Espero que bem dentro do possível. Esses primeiros meses de 2019 não estão dando trégua, principalmente no Brasil. Mas, lá vamos nós sobrevivendo e resistindo. Então, o assunto que vamos abordar hoje é sobre Educação Inovadora. Educação é uma pauta vigente no mundo inteiro, porém no Brasil nos últimos anos estamos acompanhando um descaso e um sucateamento cada dia mais presente no dia a dia de alunos, professores, servidores, etc. Educação vai muito além de ENEM, educação para competição já está defasada. Temos que ter na grade curricular: educação emocional, ética, sustentabilidade, relações interpessoais, finanças, meditação, artes plásticas, música, alimentação saudável, educação sexual, tem que se falar de sexualidade sim, e acima de tudo RESPEITO, compreensão, valores. MINHA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO Como podemos cobrar educação, quando não se valoriza a educação? Acredito de verdade em mudança, mas é preciso se mexer, só recl